• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Contato

21 96963 5588

21 3741 7606

contato@petaledermatologia.com.br

Vital Place Medical Center

Rua Miguel de Frias, 150

Sala 507

Icaraí - Niterói

Endereço

Seg a Sex | 9h às 18h

​Sábado | 9h às 13h

Horários

Siga

Conecte-se

Umectantes x Emolientes x Hidratantes: você sabe a diferença?

July 1, 2018

 

Nossa pele é subdividida em hipoderme, derme e epiderme, sendo essa última também subdividida entre 5 camadas, tendo cada uma delas sua função específica entre produção e regeneração celular, proteção e imunidade, produção de pigmento, equilíbrio dos líquidos e manutenção da temperatura corporal. Ela é altamente sensível, reagindo ao toque mais macio, assim como a dor.  É o maior órgão visível, cobrindo quase 2m² e compondo quase um sexto do peso corporal. O estado da pele também pode ter um impacto significativo em nossa auto-estima.

 

A camada córnea, formada basicamente por queratina, essa  que tocamos e vemos a olho nu, é a responsável por manter a hidratação e umidade da pele, evitando a perda de água, que é  a única substância capaz de proporcionar elasticidade ao estrato córneo, sendo necessária para que as reações metabólicas ocorram, resultando na renovação celular e evitando que a pele fique ressecada e desidratada.

 

A quantidade de água na pele é reduzida naturalmente com o aumento da idade, assim como a quantidade de aminoácidos retentores de umidade, fazendo com que a pele se torne mais seca e menos hidratada. Outros fatores como exposição ao sol, uso de detergentes ou solventes, tempo seco e banhos muito quentes, podem levar à desidratação e, consequentemente, a sensações de desconforto, coceira, estiramento, perda de elasticidade,  de brilho e de maciez.

 

A pele aumenta sua capacidade de reter água ao aumentar sua hidrofilia (atração pela água) através de substâncias emolientes, umectantes e hidratantes. Portanto, é recomendável tomar atitudes para manter a pele bonita e saudável, mas dentre os diversos tipos de hidratantes no mercado, como saber qual usar? E você sabe a diferença entre eles?

Emolientes são substâncias capazes de dar maciez e suavizar a pele. Os umectantes e agentes oclusivos mantêm e/ou retêm a umidade da pele, evitando a perda de água já existente. Os hidratantes são capazes de penetrar pelo estrato córneo e aumentar o teor de água na epiderme.

 

Emolientes

São substâncias como óleos ou lipídeos que têm por função manter a flexibilidade e maciez da pele. 

 O envelhecimento e as agressões ambientais colaboram na redução da capacidade de retenção de água da pele, tornando-a seca e rugosa. Dessa forma, a adição de agentes emolientes em formulações pode ser eficaz na prevenção de rugas e pele seca, além de proporcionar melhor espalhabilidade do produto. Em geral, os cremes possuem pelo menos um emoliente em sua composição. São dados pelos óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) e lipídios não gordurosos. Exemplos são o óleo de rícino, óleo de jojoba e a queratina.

 

Umectantes e Agentes oclusivos

Os umectantes são substâncias que contêm água em sua formulação e, quando aplicadas na pele, criam uma camada protetora, que protege a pele de perder água para a atmosfera, mantendo-a umedecida. Essas substâncias não permeiam no estrato córneo, elas formam um filme hidrofílico sobre a pele, retendo água na superfície da camada córnea. Também são adicionadas nos cosméticos para melhorar a consistência do produto e para que não ocorra cristalização do mesmo.

Hidrolisados de proteína animal ou vegetal são usados como umectantes nos cremes. Dentre eles destacam-se também a glicerina, D-pantenol, ácido hialurônico, óleos e extratos vegetais. 

Os óleos vegetais são os melhores agentes umectantes, pois eles repõem o filme hidrofílico da pele mantendo a água na superfície da camada, deixando-a hidratada. 

O ácido hialurônico é uma substância encontrada na pele e atua preenchendo os espaços entre as células, dando um aspecto liso e bem hidratado. A concentração desse ácido diminui conforme a idade, sendo um dos motivos de aparecimento de rugas e de ressecamento. A adição desse composto nos cremes ajuda tanto na hidratação, já que ele retém água na pele - um grama de ácido consegue reter três gramas de água - quanto a suavizar rugas e marcas de envelhecimento.

 

Hidratantes

Diferente dos umectantes e emolientes, os agentes hidratantes conseguem permear na camada córnea, ligando-se às moléculas de água, retendo-as em toda sua extensão não somente superficialmente. Uma das substâncias hidratantes mais utilizadas na cosmética é a ureia, que tem alta capacidade de se ligar à água ao longo da camada córnea, proporcionando a hidratação da pele.

Além das substâncias que aplicamos, a água que ingerimos é o maior hidratante natural, não devendo ser esquecida mesmo em dias mais frios.

 

Cada pele requer um tipo de indicação diferente. Então mesmo sendo tão simples a palavra hidratação, a indicação após exame da pele pode ser mais complexa do que imaginamos, principalmente pros tipos de pele já com ressecamento, deficiência de função de barreira, como nas pessoas atópicas, ou nas peles com problemas circulatórios. Cabem a orientação e terapêutica adequadas, após diagnóstico em consultório.

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags